O COMPORTAMENTO DO ESTUDANTE NO PROCESSO DE ESCOLHA POR UM CURSO SUPERIOR APÓS O ENEM/SISU: UMA ABORDAGEM DA TEORIA DA ESCOLHA RACIONAL

Autores

  • Isabella Araújo Campos Universidade Federal de Viçosa
  • Wesley de Almeida Mendes

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3574

Palavras-chave:

Teoria da Escolha Racional. ENEM/SiSU. Escolha do Curso Superior.

Resumo

Este ensaio teórico buscou discutir, à luz da teoria da escolha racional, qual seria a lógica da escolha do estudante por um curso superior após a adesão do ENEM/SiSU nas Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras. Apresenta-se como proposição, que os candidatos que participam do SiSU, agem de modo racional, visando os seus próprios interesses na escolha do curso no qual desejam ingressar. A teoria da escolha racional, portanto, considera que o indivíduo, dotado de racionalidade, faz suas escolhas de modo a alcançar o seu próprio objetivo e ter ganhos pessoais, com base nos recursos e informações que dispõe. Decorrendo desta reflexão, acredita-se que muitos dos indivíduos que se inscrevem no SiSU para tentar pleitear uma vaga no sistema superior de ensino, fazem a escolha do curso baseado no que é possível em detrimento do que é desejado. Portanto, esse novo sistema pode estar banalizando a escolha do curso superior. A sugestão que emerge é que, sejam direcionados esforços para reflexões e estudos sobre a influência do SiSU no comportamento do estudante na escolha do curso. Além disso, sugere-se também a importância em se considerar os aspectos culturais e não racionais dos indivíduos que se inscrevem no SiSU.

Downloads

Publicado

31.10.2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O COMPORTAMENTO DO ESTUDANTE NO PROCESSO DE ESCOLHA POR UM CURSO SUPERIOR APÓS O ENEM/SISU: UMA ABORDAGEM DA TEORIA DA ESCOLHA RACIONAL. (2019). Nucleus, 16(2), 101-110. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3574

Artigos Semelhantes

1-10 de 1051

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)