ANÁLISE DE CRESCIMENTO DE UMA CULTURA DE MILHO SUBMETIDA A DIFERENTES REGIMES HÍDRICOS

Autores

  • Anice Garcia Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade Dr. Francisco Maeda.
  • Romísio Geraldo Bouhid André UENF-LENEP
  • João Antônio Galbiatti FCAVJ-UNESP
  • Simone Tannous Fundação Educacional de ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.60

Palavras-chave:

deficiência hídrica, parâmetros fisiológicos, Zea mays

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar, através da análise de crescimento, os efeitos de três regimes hídricos sobre o desenvolvimento da cultura de milho. O experimento foi conduzido no ano de 1993, e na Área Demonstrativa e Experimental de irrigação da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (UNESP). O delineamento experimental foi inteiramente casualizados, com três tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos consistiram de três períodos de irrigação:T1: durante todo o ciclo; T2: após a emissão da 12ª folha e T3: até 20 dias após o florescimento. Para avaliação da área foliar e da produção de matéria seca total (MST), foram coletadas seis plantas por parcela, em cinco avaliações. Foram avaliados também: o índice de área foliar, a taxa de crescimento da cultura, a taxa de crescimento relativo, taxa assimilatória líquida e a razão de área foliar. A análise de crescimento evidenciou a deficiência hídrica afeta negativamente os índices fisiológicos do crescimento na cultura do milho e que a deficiência durante o período vegetativo (após a emissão da 12ª folha) foi a que mais afetou a cultura em termos fisiológicos e de produção.

Biografia do Autor

  • Anice Garcia, Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade Dr. Francisco Maeda.
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) , mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) . Atualmente é professor titular da Faculdade de Agronomia Dr. Francisco Maeda, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Meteorologia e Revisor de periódico da Guide for Agricultural Meteorological Practices. Tem experiência na área de Agronomia.

Downloads

Publicado

25.04.2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DE CRESCIMENTO DE UMA CULTURA DE MILHO SUBMETIDA A DIFERENTES REGIMES HÍDRICOS. (2008). Nucleus, 5(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.60

Artigos Semelhantes

11-20 de 170

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>