DESAFIOS E CONQUISTAS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA HOSPITALIZADA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2854Keywords:
Oncologia pediátrica. Práticas pedagógicas. Ação educativa.Abstract
A Pedagogia Hospitalar refere-se ao conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente hospitalar em prol do processo de aprendizagem da criança hospitalizada possibilitando que ela não perca o vínculo com a instituição escolar que frequenta. Com o objetivo de contribuir com a construção de conhecimentos sobre este campo de atuação do pedagogo, a pesquisa busca apresentar e discutir as ações da pedagogia hospitalar destinadas a crianças em tratamento oncológico. Para tanto conta com uma pesquisa de campo realizada no Hospital AC Camargo Center, instituição de referência no tratamento oncológico e na oferta de atendimento educacional aos pacientes e que abriga uma das primeiras instituições de ensino fundada em um hospital do país, por meio da aplicação de questionários aos professores e a gerente educacional da instituição. Com a pesquisa foi possível constatar que o atendimento educacional desenvolvido junto a crianças em tratamento oncológico precisa considerar as especificidades da doença e do tratamento, visto que este é longo, invasivo e doloroso, sendo de fundamental importância a parceria com a equipe médica e com a família da criança. É relevante adequar as atividades à sua condição física e emocional, que sejam motivadoras e possibilitem que ela vivencie momentos prazerosos, sendo fundamental que os profissionais da educação que atuam nesta área possuam formação específica e se identifiquem com este trabalho. A atuação da pedagogia hospitalar junto a crianças em tratamento oncológico tem apresentado resultados positivos e merece atenção dos governantes na elaboração de políticas públicas que ampliem este atendimento.Downloads
Published
2017-10-30
Issue
Section
Articles
License
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.How to Cite
DESAFIOS E CONQUISTAS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA HOSPITALIZADA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO. (2017). Nucleus, 14(2), 161-174. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2854