MÉTODO DIDÁTICO: DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DA EFICIÊNCIA DA LAVAGEM DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS

Authors

  • Gláucia Maria Pereira Pavarini UNESP Campus Experimental de Registro
  • Ronaldo Pavarini UNESP Campus Experimental de Registro

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i2.643

Keywords:

Embalagens de agrotóxicos, Tríplice lavagem, Retirada de resíduos

Abstract

Segundo o Decreto N° 4.074 (04/01/2002), que substituiu o Decreto N° 98.816 (11/01/1990), e que regulameta a Lei de Agrotóxicos (Lei 7802/89), as embalagens rígidas de agrotóxicos que contiverem formulações miscíveis ou dispercíveis em água deverão ser submetidas pelo usuário à operação de tríplice lavagem, ou tecnologia equivalente, conforme normas técnicas oriundas dos órgãos competentes e orientação constante de seus rótulos e bulas. Entretanto, muitas vezes é preciso realizar a demonstração da eficiencia desta operação em ambientes não trabalhistas, como feiras, escolas, salas de aulas, dentre outras. Nestes casos, não é recomendável que se utilize embalagens contendo agrotóxicos. Desta forma, foi desenvolvido um método que utilizasse um traçador que representasse de maneira bem realística o que ocorre na prática. Com este método é possível demonstrar os procedimentos corretos de como se deve realizar a tríplice lavagem de embalagens vazias de agrotóxicos e quais suas vantagens. O método permite, de forma segura, a visualização da porcentagem do traçador que é retirada destas embalagens através do procedimento da tríplice lavagem e demonstra ao usuário a necessidade e vantagens em se realizar este procedimento logo após o término do esvaziamento da embalagem e com o máximo de cuidado possível.

Published

2012-10-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

MÉTODO DIDÁTICO: DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DA EFICIÊNCIA DA LAVAGEM DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS. (2012). Nucleus, 9(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i2.643

Similar Articles

141-150 of 1166

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)