O OLHAR SOBRE CORPO FEMININO: UMA ANÁLISE DA REVISTA CORPO A CORPO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.932Keywords:
indústria cultural, corpo feminino, consumo, psicologia social.Abstract
Este artigo trata-se de estudocujo objetivo foi analisar a visão de corpo feminino apresentado nas capas da Revista “Corpo a Corpo”. Foram selecionadas 12 das edições publicadas entre janeiro e dezembro de 2012. Foi realizada pesquisa qualitativa, buscando empreender reflexões acerca do olhar sobre o corpo feminino na atualidade. Para tanto, utilizou-se como instrumento de leitura e interpretação, o método de análise de conteúdo. Foram constituídas nove categorias: (a) alcance de resultados corporais rápidos, fáceis e com poucos gastos; (b) estética corporal; (c) padrões de beleza;(d) corpo e práticas de dietas; (e) corpo e consumo de produtos; (f) corpo e ambientes de banho; (g) beleza independente da idade; (h) corpo e datas comemorativas\estações do ano;(i) corpo e práticas de esporte. A análise das categorias revelou o papel do capitalismo na consolidação dos padrões de beleza. O corpo é visto como objeto de consumo e alcance de uma ilusória felicidade, que instiga uma análise mais aprofundada a respeito da padronização do corpo ideologicamente traçada pela mídia. Nesse sentido, a análise permitiu compreender o papel da indústria cultural e da mídia na incitação da construção do corpo feminino ideal.Downloads
Published
2014-04-30
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Articles
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O OLHAR SOBRE CORPO FEMININO: UMA ANÁLISE DA REVISTA CORPO A CORPO. (2014). Nucleus, 11(1). https://doi.org/10.3738/1982.2278.932