A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COMO FERRAMENTA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.961Keywords:
Matemática, EstatísticaAbstract
Este artigo tem por objetivo verificar se a Estatística está sendo abordada pelos livros didáticos do nono ano do ensino fundamental adotados pelas escolas municipais de Pouso Alegre – MG. Para tanto, esta pesquisa foi fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais que preveem a necessidade da inserção desse conteúdo no currículo, devido à alta demanda social e à falta de profissionais que tenham conhecimento nesta área.. Como metodologia, foi priorizada a pesquisa bibliográfica através da análise dos livros didáticos, tendo como foco a inserção dos temas estatísticos. Pode-se, por meio dessa pesquisa, afirmar que todas as coleções pesquisadas apresentam em seu conteúdo de nono ano os temas relacionados, embora varie de coleção para coleção a maneira como cada tema é abordado. Foram encontrados também exercícios contextualizados apresentando situações do cotidiano, como forma de despertar o interesse do aluno no aprendizado. Assim, os resultados demonstram a preocupação dos autores em atualizar os temas de maior relevância no ensino fundamental, que é a base para a futura vida acadêmica do aluno. Verifica-se, portanto, que os livros utilizados estão de acordo com os PCN na abordagem do tema desta pesquisaDownloads
Published
2014-04-30
Issue
Section
Articles
License
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.How to Cite
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COMO FERRAMENTA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. (2014). Nucleus, 11(1). https://doi.org/10.3738/1982.2278.961