UMA AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE NO VAREJO: O CASO DE UMA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Autores/as

  • Carlos Alberto Grespan Bonacim Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP
  • Julio Araujo Carneiro da Cunha Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP
  • Eduardo Henrique Gonçalves Fundação Educacional de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.81

Palabras clave:

Conceito de custo de oportunidade, decisão de preço de venda, decisão de investimento.

Resumen

O objetivo desse trabalho foi o de identificar se o gerente da loja de materiais de construção está aplicando os conceitos de Custo de Oportunidade e de que forma estes conceitos estão sendo utilizados. Sendo assim, avaliou-se a utilização do conceito de Custo de Oportunidade para as seguintes decisões: decisões de preço de venda e decisões de investimento. Por meio da revisão bibliográfica e do estudo de caso, concluímos que o conceito de custos de oportunidade tem sido aplicado pelo gestor da empresa, embora de forma não estruturada. Durante a realização do estudo, observou que o conceito decisão de preço de venda é o mais predominante para uma empresa porque através desse conceito, pode-se analisar qual é o percentual que esta sendo usado nesses produtos e o mais utilizado é o conceito de investimento, onde a empresa investe em treinamentos, capacitação de seus funcionários, tecnologia e em maquinários.

Publicado

2008-11-27

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

UMA AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE NO VAREJO: O CASO DE UMA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. (2008). Nucleus, 5(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.81

Artículos similares

211-220 de 1178

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a