AGRICULTURA DE BASE ORGÂNICA E AGROECOLÓGICA: CARACTERIZAÇÃO SOCIAL E PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM FEIRAS LIVRES DE MACEIÓ-AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3842

Palavras-chave:

saberes saudáveis, qualidade alimentar, rurbanidade

Resumo

Objetivou-se por meio desse estudo desenhar o perfil social de consumidores de feiras livres em Maceió, Alagoas, Brasil, bem como compreender como estes percebem agricultura de base agroecológica e orgânica. Como procedimento metodológico foi adotado abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como apoio a aplicação de questionários, os quais foram aplicados in loco de modo aleatório durante a realização das feiras. Os dados obtidos foram tabulados e expressos em porcentagem sob a amostra total e os dados qualitativos foram interpretados com base na literatura específica. Assim, as feiras livres observadas demonstram que seus consumidores apresentam todos os níveis de escolaridade e faixas etárias, sendo a maioria desses frequentadores do gênero feminino, entre 20-24 e 45-69 anos. A medida das faixas etárias examinadas corroboram que, quanto mais novo o consumidor maior o nível de escolaridade. Dos entrevistados, 89,44% expõem a importância da redução no uso de agrotóxicos ao associá-los com a produção de alimentos e os danos causados, como doenças respiratórias e de pele, representando 78,9% dos entrevistados. Esses dados mostram a importância da articulação da discussão sobre essas bases de se fazer agricultura e o reconhecimento de suas diferenças reafirmando o espaço de produção e reprodução da sociedade e o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis.

Biografia do Autor

  • João Manoel da Silva, Rede Nordeste de Biotecnologia, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas
    Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciências. Experiência em Microbiologia Agrícola e Ambiental e Microbiologia de Alimentos.

Downloads

Publicado

05.05.2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AGRICULTURA DE BASE ORGÂNICA E AGROECOLÓGICA: CARACTERIZAÇÃO SOCIAL E PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM FEIRAS LIVRES DE MACEIÓ-AL. (2021). Nucleus, 18(1), 401-415. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3842

Artigos Semelhantes

1-10 de 219

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.