O DISCIPLINAMENTO DA INFÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS

Autores

  • Rosana de Oliveira Schicotti UNESP de Assis
  • Elizabeth Gelli Yazlle

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.543

Palavras-chave:

infância, disciplina, educação

Resumo

No presente artigo procuramos estabelecer e analisar possíveis vinculações entre concepções de infância e de disciplina. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico com a finalidade de compreender as transformações ocorridas na infância e na educação desde a Pedagogia Tradicional até o movimento da Escola Nova no final do século XIX e início do século XX. Essa análise histórica nos permite problematizar as atuais queixas de educadores acerca de indisciplina ou falta de limites na escola, esclarecendo que a preocupação disciplinar não faz parte apenas da contemporaneidade, mas que ela surge junto com a criação das escolas e o processo de institucionalização da criança na Modernidade.

Biografia do Autor

  • Rosana de Oliveira Schicotti, UNESP de Assis
    Psicóloga, mestre em Psicologia pela UNESP de Assis, doutoranda pela mesma instituição na área de Psicologia e Sociedade, linha: Infância e Realidade Brasileira

Downloads

Publicado

29.04.2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O DISCIPLINAMENTO DA INFÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS. (2011). Nucleus, 8(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.543

Artigos Semelhantes

1-10 de 280

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.