O DISCIPLINAMENTO DA INFÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.543Palavras-chave:
infância, disciplina, educaçãoResumo
No presente artigo procuramos estabelecer e analisar possíveis vinculações entre concepções de infância e de disciplina. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico com a finalidade de compreender as transformações ocorridas na infância e na educação desde a Pedagogia Tradicional até o movimento da Escola Nova no final do século XIX e início do século XX. Essa análise histórica nos permite problematizar as atuais queixas de educadores acerca de indisciplina ou falta de limites na escola, esclarecendo que a preocupação disciplinar não faz parte apenas da contemporaneidade, mas que ela surge junto com a criação das escolas e o processo de institucionalização da criança na Modernidade.Downloads
Publicado
29.04.2011
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
O DISCIPLINAMENTO DA INFÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS. (2011). Nucleus, 8(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.543