O DISCIPLINAMENTO DA INFÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS

Autores/as

  • Rosana de Oliveira Schicotti UNESP de Assis
  • Elizabeth Gelli Yazlle

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.543

Palabras clave:

infância, disciplina, educação

Resumen

No presente artigo procuramos estabelecer e analisar possíveis vinculações entre concepções de infância e de disciplina. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico com a finalidade de compreender as transformações ocorridas na infância e na educação desde a Pedagogia Tradicional até o movimento da Escola Nova no final do século XIX e início do século XX. Essa análise histórica nos permite problematizar as atuais queixas de educadores acerca de indisciplina ou falta de limites na escola, esclarecendo que a preocupação disciplinar não faz parte apenas da contemporaneidade, mas que ela surge junto com a criação das escolas e o processo de institucionalização da criança na Modernidade.

Biografía del autor/a

  • Rosana de Oliveira Schicotti, UNESP de Assis
    Psicóloga, mestre em Psicologia pela UNESP de Assis, doutoranda pela mesma instituição na área de Psicologia e Sociedade, linha: Infância e Realidade Brasileira

Publicado

2011-04-29

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

O DISCIPLINAMENTO DA INFÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS. (2011). Nucleus, 8(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.543

Artículos similares

1-10 de 280

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.