DESCOMPASSO ENTRE ESTILO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E OS OBJETIVOS DOS ALUNOS

Authors

  • Carla Regina Rachid Otavio Murad UFTM e FActhus

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v7i1.360

Keywords:

Estilos cognitivos. Língua inglesa. Aprendizagem de línguas. Cognitive styles. English. Language learning.

Abstract

Existem dois estilos cognitivos básicos de aprendizagem e de ensino que são compostos por cinco dimensões: sensorial/intuitivo; visual/global; ativo/reflexivo; seqüencial/global e dedutivo/indutivo. O foco desta pesquisa recairá sobre esta última dicotomia, que se refere às duas formas de se processar informação. Trata-se de um estudo de caso com 17 sujeitos e uma professora-pesquisadora em que verificou-se um descompasso entre as preferências da professora (priorizar o uso da língua) e os objetivos dos alunos (aprender gramática). Para contornar as dificuldades encontradas devido a esse descompasso, concluiu-se que o conteúdo de um curso de línguas deve ser trabalhado dedutiva e indutivamente, a fim de atender aos diferentes estilos de aprendizagem. Além disso, os objetivos (ou interesses) do grupo devem ser priorizados, sempre que possível, sobretudo no caso de aprendizes adultos.

Author Biography

  • Carla Regina Rachid Otavio Murad, UFTM e FActhus
    graduação em Letras-Tradução pela Universidade de Brasília (1992) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada com ênfase em Ensino/Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira.

Published

2010-05-21

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