O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DA CRIANÇA NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Valdinéa Rodrigues de Souza Borba Fundação Educacional de Ituverava
  • Lidiane Soares Melo Fundação Educacional de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v7i2.371

Palavras-chave:

Lúdico. Escola. Biopsicossocial. Família.

Resumo

A criança no período de transição da pré-escola para o ensino fundamental passa por experiências significativas, podendo manifestar sentimentos de angústia, stress, perturbação emocional e dificuldades cognitivas e de relacionamento com os sujeitos ao seu redor. Desse modo, o presente trabalho objetivou pesquisar o lúdico como possível estratégia para amenizar esses fatores que interferem consideravelmente no processo de ensino-aprendizagem. Baseando-se neste contexto, investigaram-se os brinquedos, as brincadeiras, e companhias dos infantes no ato de brincar; bem como a visão do docente a respeito da inserção do lúdico na aprendizagem, e dos familiares, por meio de uma entrevista estruturada. Assim, o estudo foi realizado com 16 crianças do período vespertino de uma escola de ensino fundamental da cidade de Buritizal (SP), demonstrando resultados positivos em relação ao convívio entre professor, criança e família. Portanto, conclui-se que é evidente a necessidade de interação entre crianças, família e equipe escolar, possibilitando a inserção de práticas pedagógicas que beneficiem o processo de ensino-aprendizagem através do lúdico.

Biografia do Autor

  • Valdinéa Rodrigues de Souza Borba, Fundação Educacional de Ituverava
    Mestre em Educação. Psicopedagoga. Pedagoga. Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.
  • Lidiane Soares Melo, Fundação Educacional de Ituverava
    Pós-graduanda em Psicopedagogia.

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Publicado

29.10.2010

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