A INFLUÊNCIA DA NUTRIÇÃO CLÍNICA EM CÃES COM PANCREATITE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Vitória Souza de Oliveira Nascimento Discente do curso de Medicina Veterinária, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, Brazil.
  • Erico da Silva Lima Programa de Mestrado Profissional em Saúde Ambiental, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, Brazil
  • Gilmar de Oliveira Pinheiro Discente do curso de Medicina Veterinária, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.3738/21751463.3555

Palavras-chave:

enteral, imunonutrição, medicina veterinária baseada em evidências, nutrição clínica, parenteral.

Resumo

No contexto das práticas nutricionais em decorrência de patologias, objetivou-se verificar a influência do manejo nutricional na pancreatite em cães, através de uma revisão sistemática de literatura, um método da medicina e da medicina veterinária baseada em evidências considerada nível 1. A pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed, SciELO, LILACS e Medline. Foram encontrados 38 estudos, os mesmos foram avaliados e por fim 11 selecionados para compor a revisão, pois discutem exclusivamente sobre a influência da nutrição na pancreatite em cães. Foi possível concluir que o manejo alimentar correto e precoce influencia positivamente em casos de pancreatite em cães, com a utilização da nutrição enteral precoce (NEP) e a ecoimunonutrição. Contudo, necessita-se de mais estudos, em especial aqueles com alto grau de recomendação e nível de evidência, permitindo assim um melhor tratamento para o paciente e consequentemente um eficaz prognóstico.

Downloads

Publicado

30.05.2019

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

11-20 de 248

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.