PROFILE OF CONSTITUENTS ENZYMATIC SERUM IN TORTOISES Chelonoidis carbonaria (REPTILIA, TESTUDINIDAE) HELD IN CAPTIVITY

Authors

  • Paulo Vinícius Rocha PEREIRA
  • Taciano dos Reis CARDOSO
  • Saulo Gonçalves Pereira UFU FPM
  • Daniela Cristina Silva Borges FCJP
  • Bruno Tolentino Caixeta FPM
  • André Luiz Quagliatto Santos UFU

DOI:

https://doi.org/10.3738/21751463.3750

Keywords:

Biochemistry, Blood, Enzymes, Metabolic Profile, Testudines

Abstract

The species Chelonoidis carbonaria was first described by Spix in 1824, popularly known as jabuti-piranga or tortoise-legged-red, it is a terrestrial animal found in various regions of South America. The objective of measuring the variations in blood serum enzyme constituents in Chelonoidis carbonaria captive using analytical methods routinely used. The animals are part of the breeding Study and Research Laboratory in wild animals UFU were subjected to manual restraint for blood collection, where they were collected, approximately 4 ml of venous blood of each animal in 5 mL disposable syringe with hypodermic needle disposable 27G after previous antisepsis site punctured with 70% alcohol. Constituents Enzymatic Serum were analyzed: Alanine aminotransferase; Aspartate aminotransferase; Total creatine kinase; Creatine kinase MB; Alkaline phosphatase (ALP); Gamma glutamyl transferase (GGT); Lactate dehydrogenase (LDH). The values for assessing blood serum enzyme constituents in Chelonoidis carbonaria, generally show no significant differences in values observed in other species of Testudines.

Author Biographies

  • Paulo Vinícius Rocha PEREIRA
    Possui graduação em Biomedicina pela Faculdade Cidade de Patos de Minas (2009) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Atualmente é professor titular da Faculdade Cidade de Patos de Minas e biomédico da Faculdade Cidade de Patos de Minas. , atuando principalmente nos seguintes temas: interferentes pré-analíticos, biomarcadores, genética molecular e bioinformática.
  • Taciano dos Reis CARDOSO
    Graduado em Biomedicina, UNIUBE (Universidade de Uberaba), em 2006, Mestre em Biopatologia pelo Curso de pós-graduação em Odontologia, UNIUBE (Universidade de Uberaba), em 2009, com ênfase em Biofilmes de Streptococcus mutans; Doutorado em Ciências Veterinárias, UFU (Universidade Federal de Uberlândia), em 2019, área: Saúde Animal e Epidemiologia de Zoonoses - com ênfase em Biofilmes de Salmonella Minnesota : Genes de virulência, diversidade, biofilmes e formas de controle, interface com a saúde pública; Coordenador do Curso e do Departamento de Biomedicina, FPM (Faculdade de Patos de Minas ? MG), com experiência de janeiro de 2010 até a atualidade.
  • Saulo Gonçalves Pereira, UFU FPM
    É graduado em Ciências Biológicas Bacharel/Licenciatura - Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM - UEMG) e graduando em Pedagogia (UNICESUMAR), Doutor em Saúde Animal no programa de Ciências Veterinárias (morfologia) da UFU; Mestre em Ciências Veterinárias na área de concentração - Saúde Animal (UFU) . Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela (FPM), especialista em Gestão Ambiental (CRBio 04). É Consultor Ambiental, Professor Universitário (graduação e pós-graduação) e educação básica. Tem experiência na área de Morfologia e Ecologia de grandes mamíferos (ênfase em lobo-guará e anta), Gestão e Educação Ambiental, além de experiência na área da Educação e Docência. Integra o LAPAS - UFU, é membro do Comitê de Ética e Pesquisa da FPM e da Comissão de Ética no Uso de Animais - FPM.
  • Daniela Cristina Silva Borges, FCJP
    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2006), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2007), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia (2013) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente é Professora da Faculdade Cidade de Coromandel, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Cidade de João Pinheiro, Professora da Faculdade cidade de João Pinheiro, Coordenadora de polo da Faculdade Patos de Minas e Professora da Faculdade Patos de Minas. Avaliadora do BASIs/INEP. Tem experiência na área de Zoologia, Morfologia e Evolução.
  • Bruno Tolentino Caixeta, FPM
    Mestrado em andamento em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal Uberlândia. Possui Graduação em Biomedicina pela Universidade de Uberaba e Especialização em Hematologia e Banco de Sangue pela AC&T, Rio Preto, S.P..É Professor de Ensino Superior/Especialização e Supervisor de Estágio da Faculdade Cidade de Patos de Minas. Tem experiência na área de Análises Clínicas, com ênfase em Hematologia.
  • André Luiz Quagliatto Santos, UFU
    Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1983). Possui mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador Técnico do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres (LAPAS) da UFU. Responsável pelo atendimento clínico a Animais Selvagens no Hospital Veterinário da UFU. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: animais silvestres, anatomia, ontogenia óssea, contenção famacológica, répteis, Ecotoxicologia.

Published

2020-11-30

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.