ABORDAGEM ATUAL DA INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA CANINA

Autores/as

  • Sofia Borin UNES-Jaboticabal
  • Leandro Zuccolotto Crivelenti Unifran
  • Alexandre Martini de Brum Unifran

DOI:

https://doi.org/10.3738/na.v1i1.260

Palabras clave:

Caninos. Rins. Insuficiência renal.Canines. Kidney. Renal failure.

Resumen

A insuficiência renal crônica (IRC) é a consequência de uma gama de doenças renais, culminado na perda das funções excretora e concentradora dos rins. Considerada a principal afecção renal dos cães, destaca-se por sua progressão, e que independentemente da causa, leva à destruição lenta e irreversível dos néfrons. Muito se discute sobre terapias que retardem o avanço do quadro, porém a sobrevida dos animais insuficientes renais não depende somente da escolha da terapêutica medicamentosa ideal, mas da conscientização de proprietários e médicos veterinários em relação à importância do diagnóstico precoce, da identificação da doença renal desencadeadora do processo, da nutrição deste paciente e das manifestações clínico–laboratoriais apresentadas em suas diversas fases. Propõe-se com este artigo revisar as principais alterações decorrentes da IRC, enfocando pontos chaves da fisiopatologia, meios diagnósticos, terapêutica e manejo clínico do paciente renal crônico, visando ao retardamento da progressão da doença e propiciando maior qualidade de vida ao paciente.

Biografía del autor/a

  • Sofia Borin, UNES-Jaboticabal
    Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), MG em 2006. Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais na UNESP - Jaboticabal nos anos de 2007 a 2009. Atualmente pós-graduanda em Clínica Médica Veterinária na UNESP -Jaboticabal.
  • Leandro Zuccolotto Crivelenti, Unifran
    Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Residente da Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais na Universidade de Franca (UNIFRAN).
  • Alexandre Martini de Brum, Unifran
    Médico Veterinário doutorando, Professor de Clínica Médica de Pequenos Animais na Universidade de Franca (UNIFRAN).

Publicado

2009-06-05

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

11-13 de 13

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.