MASTITE CANINA PÓS PARTO: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1811Resumo
A mastite é um processo infeccioso agudo caracterizado pela inflamação da glândula mamária, que modifica o tecido glandular com capacidade de alterar os aspectos físicos e químicos do leite. A doença ocorre devido à toxina, trauma, alergia, doenças metabólicas ou infecciosas, sendo as bactérias os principais causadores desta doença. Em cães é comum no período pós-parto, complicação devido à pseudociese, alta produção de leite, falta de higiene ou microorganismos. Os sintomas podem ser tanto agudo como crônico, sendo que na aguda a glândula mamária apresenta secreção anormal, dor, calor, rubor, depressão, quadros de febre e alterações sistêmicas; em casos crônicos ocorrem nódulos mamários, enrijecimento difuso do parênquima mamário, pontos de necrose com fistulações, e sinais sistêmicos. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clinico de mastite necrosante em cadela, abordando tratamento, sinais clínicos e diagnóstico, devido ser uma afecção rara.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MASTITE CANINA PÓS PARTO: RELATO DE CASO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 131. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1811