TROMBOCITOPENIA IMUNOMEDIADA PRIMÁRIA EM CÃO – RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1987Resumo
O objetivo desse trabalho foi relatar um caso e esclarecer a etiologia da trombocitopenia imunomediada primária, dado que essa afecção muitas vezes é subdiagnosticada ou confundida com outras trombocitopenias secundárias. Assim, um cão macho da raça Cocker Spaniel de 11 anos, foi encaminhado ao Hospital Veterinário Barão de Mauá – Ribeirão Preto/SP, com o histórico de hiporexia, prostração, letargia, abdômen abaulado e febre. Após o hemograma foi constatado trombocitopenia severa, no qual realizou-se exames complementares como biópsia aspirativa de medula óssea que confirmou o diagnóstico de trombocitopenia imunomediada primária canina. O tratamento foi realizado com corticosteroide (predinisolona) uma vez ao dia até novas recomendações pelo veterinário permancendo assim até a presente data. Sendo assim, acredita-se que o animal portador de trombocitopenia necessita de monitoramento e acompanhamento médico veterinário sempre que apresentar uma forma crônica.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TROMBOCITOPENIA IMUNOMEDIADA PRIMÁRIA EM CÃO – RELATO DE CASO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 153. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1987