Raiva animal - Revisão de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1772Resumo
A raiva é uma zoonose causada pelo vírus Rabdo vírus, infecta espécies de mamíferos domésticos e selvagens, possuindo assim dois principais ciclos de infecção: ciclo urbano e ciclo rural, sendo o primeiro o de maior preocupação para o homem. A doença pode se apresentar de duas formas clínicas: raiva furiosa e raiva paralítica, sendo ambas formas de curso letal. Não há tratamento específico para a raiva após o aparecimento dos sintomas, portanto, o enfoque deve ser na profilaxia da doença, sendo a vacinação a principal forma de controle. O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma revisão bibliográfica sobre a raiva animal, descrevendo sua etiologia, epidemiologia, formas de transmissão, sintomatologia, diagnóstico, tratamento e controle, de acordo com as principais obras de referência disponíveis sobre o assunto.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).