EPÚLIDE FIBROIDE OSSIFICANTE: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2054Palavras-chave:
Epúlide, Metaplasia, Proliferação celularResumo
Dentre as patologias bucais, o epúlide é considerado uma das mais comuns em cães, geralmente possui característica benigna porem com potencial de se tornar maligna como qualquer lesão inflamatória cronica. A etiologia é desconhecida, entretanto placas bacterianas, alimentos de consistência dura e fatores iatrogênicos podem influenciar no crescimento destas lesões. No histopatológico concluiu-se que o epúlide ossificante é uma lesão reacional da gengiva, onde observou-se fragmentos de proliferação benigna de células estrelada em contiguidade com o epitélio escamoso, as células apresentavam citoplasma eosinofilico pálido, com intenso edema extracelular e moderado edema intracelular, o estroma colagenoso ricamente vascularizado e com focos de metaplasia óssea. O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico de epúlide friboide ossificante, suas caracteristicas histopatológicas e sua sintomatologia clínica.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).