DIFERENÇAS NA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM ALZHEIMER COM E SEM ESTIMULAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM ASILOS.
Palavras-chave:
Doença, EstudoResumo
O Alzheimer é reconhecido como uma doença neurodegenerativa mais frequente associada à idade. Alguns estudos demonstram que pacientes que tem a presença de estimulações e terapias obtém uma melhora em seus quadros em relação à qualidade de vida. O presente estudo tem por objetivo pesquisar e levantar dados sobre a qualidade de vida de idosos que tem a doença e que estão internados ou passam a maior parte de seu tempo em clínicas que oferecem e que não oferecem estimulações multiprofissionais cognitivas e funcionais a esses pacientes. Quando citamostais estimulações nos referimos a clínicas que oferecem Terapia Ocupacional, Psicólogo, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos dentre outros profissionais que proporcionem uma estimulação mental e física a esses pacientes. Este assunto é de suma importância, pois tais estimulações não são muito conhecidas, e quando são muitas pessoas, por falta de informação, não sabem em que as mesmas podem auxiliar seus entes na doença.
Referências
ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de; LIMA, Cristiane Cauduro; LIMA, Maria Alice Dias da Silva. A utilização da observação participante e da entrevista semi-estruturada na pesquisa em enfermagem. Revista Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre, 1999.
AMARO, Ana; PÁVOA, Andreia; MACEDO, Lúcia. A arte de fazer questionários. Universidade do Porto, 2004-2005.
CHACHAMOVICH, Eduardo; FLECK, Marcelo P.A; LOUZADA, Sérgio; PINZON, Vanessa; SANTOS, Lyssandra; VIEIRA, Guilherme; XAVIER, Marta. Revista de Saúde Pública. Volume 34, número 2.USP, FSP. Abril; 2000.
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Araxá, 2011.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. São Paulo, Atlas, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de S; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro. 1993.
SANTOS, Sílvia R. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa biomédica. Jornal da Pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. Copyright, Rio de Janeiro. 1999.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).