A SELETIVIDADE DO SISTEMA PENAL BRASILEIRO DE ACORDO A POLÍTICA CRIMINAL ATUAL
Palavras-chave:
Labeling Approach. Rotulação. Tipificação. Controle Punitivo.Resumo
O objetivo do presente artigo é a crítica ao sistema penal e sua politica de seletividade, de acordo a teoria de Labeling Approach, ressaltando as causas da continuidade na vida criminosa. Ademais, serão expostos seus elementos, a sistemática das instâncias de controle social, e a fragilidade do discurso legitimador do Estado.
Referências
Baratta, Alessandro. Criminologia crítica do direito penal: introdução á sociologia do direito penal. 3. Ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002.
Zaffaroni, Eugenio Raúl. Em busca das penas perdidas: a perda de legitimidade do sistema penal. Rio de Janeiro: Revan, 1991.
Zaffaroni, Eugenio Raúl; Pierangeli, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro, volume 1: Parte Geral. 9. Ed. São Paulo: Editora Revista dos tribunais, 2008.
Gonçalves, Victor Eduardo Rios. Sinopses Jurídicas, Direito Penal, volume 7: Parte Geral. 17. Ed. Editora Saraiva, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).