EDUCAÇÃO E AMBIENTE: ESTUDO DE CASO DO PROJETO ARTE NA TERRA

Autores

  • Larissa Cristina Moraes de Oliveira Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM
  • Josielly Lima Ito Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM
  • Ana Flávia da Silva Bruno Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM
  • Danilo Gusson Vilela Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM

Resumo

O presente trabalho trata sobre a educação ambiental e sua importância para o desenvolvimento e integração do ser humano no contexto atual e futuro, uma vez que é o único ser racional e que pode tomar decisões, mudar e construir a realidade em que vive. Tem-se o objetivo de reforçar o quão poderosa é a educação e os resultados que se pode obter através dela, em especial a visão crítica e sensível sobre o meio ambiente e as práticas humanas sustentáveis, principalmente quando o aprendizado ocorre através de vivências como as desenvolvidas no projeto “Arte na Terra”, através do manejo de Agrofloresta na Fazenda São Luiz, no município de São Joaquim da Barra-SP.

Biografia do Autor

  • Larissa Cristina Moraes de Oliveira, Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM
    Graduanda em Direito, Faculdade Doutor Francisco Maeda – FAFRAM, Ituverava, São Paulo.
  • Josielly Lima Ito, Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM
    Graduanda em Direito, Faculdade Doutor Francisco Maeda – FAFRAM, Ituverava, São Paulo.
  • Ana Flávia da Silva Bruno, Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM
    Graduanda em Direito, Faculdade Doutor Francisco Maeda – FAFRAM, Ituverava, São Paulo.
  • Danilo Gusson Vilela, Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM
    Graduando em Direito, Faculdade Doutor Francisco Maeda – FAFRAM, Ituverava, São Paulo.

Referências

AIRES, B.F.C; SUANNO, J.H. Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica. REMEA: Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 2, p.42-56, mai/ago 2017. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6822/4679 >. Acesso em: 26 ago. 2018.

AMADOR, D.B. Educação agroflorestal e a perspectiva pedagógica dos mutirões agroflorestais. In: CANUTO, João Carlos. Sistemas Agroflorestais: experiências e reflexões. Brasília: Embrapa, 2017. Cap. 2. p. 37-54. Disponível em: < https://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1074707 >. Acesso em: 05 set. 2018.

AMADOR, D. B; CAMPOS, R. J. B. Projeto Arte na Terra - Educação Ambiental com Agrofloresta. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 7, 2009, Luziânia - Go. Artigo. Luziânia: Embrapa, 2009. p. 1 - 4. Disponível em: < http://www.sct.embrapa.br/cdagro/tema04/04tema45.pdf >. Acesso em: 05 set. 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm >. Acesso em: 27 ago. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.795/99, de 27 de abril de 1999. Lei da Educação Ambiental. Brasília, Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/CCIVil_03/LEIS/L9795.htm >. Acesso em: 27 ago. 2018.

GÖTSCH, E. O renascer da Agricultura. 2. ed. Rio de Janeiro: AS-PTA Assessoria e Serviços A Projetos em Agricultura Alternativa, 1996. 24 p. Disponível em: < http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/09/O-Renascer-da-Agricultura.pdf >. Acesso em: 27 ago. 2018.

IBRAHIN, F.I.D. Educação Ambiental: Estudo dos Problemas, Ações e Instrumentos para o Desenvolvimento da Sociedade. São Paulo: Érica, 2014. 127 p. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521534/ >. Acesso em: 27 ago. 2018.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. , n. 118, p.189-205, mar. 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf >. Acesso em: 25 ago. 2018.

VELASCO, S.L. Querer-poder e os desafios socioambientais do século XXI. In: RUSCHEINSKY, A. Educação ambiental: abordagens múltiplas. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. Cap. 2. p. 42-53. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788563899873/ >. Acesso em: 27 ago. 2018.

ZAKRZEVSKI, S. B. A educação ambiental nas escolas do campo. In: Vamos Cuidar do Brasil: Conceitos e Práticas em Educação Ambiental na Escola. Brasília: Unesco, 2007. p. 199-208. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf >. Acesso em: 05 set. 2018.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

VII Congresso de Iniciação Científica da FE

Como Citar

EDUCAÇÃO E AMBIENTE: ESTUDO DE CASO DO PROJETO ARTE NA TERRA. (2018). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 3(3). https://nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/3362