SISTEMA DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Luiz Gustavo Vieira da Silva

Resumo


Os sistemas de informação são essenciais no ganho de produção, acelerando os processos administrativos das empresas. Os sistemas emissores de nota fiscal eletrônica são sistemas de informação que auxiliam muito no ganho de produtividade e agilizam os processos fiscais das empresas. Frente a essas considerações, foi realizado um estudo dos processos e das tecnologias envolvidas na emissão da nota fiscal eletrônica e foi desenvolvida uma ferramenta para que o empresário possa emitir suas notas de forma rápida e simples. Para desenvolver esse sistema e atender essas necessidades, foram utilizadas a linguagem de programação Delphi, o banco de dados Firebird com o gerenciador IBEXpert e o componente ACBR. Além da emissão da nota fiscal eletrônica, foram implementadas, no sistema, várias interfaces onde o usuário cadastra os dados que são utilizados na emissão da nota, completando todos os requisitos que foram levantados para o desenvolvimento da ferramenta.


Palavras-chave


Tecnologias. Desenvolvimento. Sistemas de Informação. Requisitos

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Sobre a NF-e. Ministério da Fazenda. 2011. Disponível em: < http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/sobreNFe.aspx?tipoConteudo=HaV+iXy7HdM=>. Acesso em: 27 ago. 2018.

BRASIL. Manual de Orientação do Contribuinte. 2015. Disponível em: < http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=33ol5hhSYZk=>. Acesso em: 29 ago. 2018.

CARVALHO, João Vidal; ABREU, António; ROCHA, Álvaro. Sistemas e Tecnologias de Informação (STI). RISTI. 2016. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2018.

ELMASRI, Ramez; B. NAVATHE, Shamkant. Sistemas de banco de dados. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.

FIREBIRD. The Firebird licenses. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2018.

GAJIC, Zarko. Delphi History – from Pascal to Embarcadero Delphi XE2. 2017. Disponí-vel em: . Acesso em: 30 ago. 2018.

IBEXPERT. IBEXpert Developer Studio. 2018. Disponível em:

. Acesso em: 10 set. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Certificado Digital. 2017. Disponível em: < http://www.iti.gov.br/certificado-digital >. Acesso em: 29 ago. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.