MENSURAÇÃO DO ÍNDICE DE TEMPERATURA DE GLOBO E UMIDADE E RELAÇÃO COM OS PARÂMETROS FISIOLÓGICOS DE UM REBANHO LEITEIRO NO PERÍODO DE INVERNO.

Authors

  • Raphael Chiarelo Zero Faculdade de Ciências Agrarias e Veterinárias, UNESP Jaboticabal SP.
  • Silvio de Paula Mello

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1825

Abstract

O estudo foi desenvolvido na bovinocultura leiteira da Faculdade Dr. Francisco Maeda, Ituverava, SP, durante o inverno de 2013. Utilizaram-se dez vacas girolandas, multíparas, com peso médio de 450 kg e produção média diária de 15 litros de leite. Objetivou-se avaliar as condições de estresse térmico, por meio do cálculo do índice de temperatura de globo e umidade (ITGU). Os parâmetros fisiológicos avaliados foram frequência respiratória e temperatura de pelame. Os dados ambientais e fisiológicos foram coletados a cada sessenta minutos, no período entre ordenhas. Os valores referentes à sombra indicaram conforto térmico em todos os horários, com exceção das quatorze horas, com ITGU de 77,44. Os resultados para o ambiente exposto ao sol apresentaram índices de estresse térmico em todos os horários. Grande parte dos parâmetros fisiológicos foi incompatível com os da literatura. O clima da região avaliada mostrou-se desfavorável para as vacas em lactação.

Author Biography

  • Raphael Chiarelo Zero, Faculdade de Ciências Agrarias e Veterinárias, UNESP Jaboticabal SP.
    Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade Dr. Francisco Maeda FAFRAM, Ituverava SP, em 2014; Residencia em Clinica e Cirurgia, junto ao setor de Grandes animais no Hospital Veterinário da Mesma instituição, no período de 02/2015 à 02/2016; Atualmente matriculado no Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Animal (com enfase em Biomecânica de pele e intestino) pela Universidade Estadual Paulista UNESP Campus de Jaboticabal- SP.

Published

2017-02-16

Issue

Section

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>