RELATO DE RUPTURA DE URETRA POR URÓLITO EM CÃO COM BEXIGA DUPLA

Authors

  • Rafaela Oliveira Souza Faculdade "Dr. Francisco Maeda" FAFRAM
  • Elzylene Léga Palazzo Faculdade Dr. Francisco Maeda – FAFRAM
  • Ricardo Lima Salomão Faculdade Dr. Francisco Maeda – FAFRAM

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1941

Abstract

O sistema urinário possui um mecanismo de filtração e eliminação de substâncias residuais. Quando não ocorre tal eliminação, a urina do animal fica supersaturada, facilitando assim pequenas formações de cristais, chamados de urólitos. A urolitíase é uma afecção frequente na clínica de pequenos animais. Essa doença pode estar relacionada a dieta, obesidade, raça, idade, sedentarismo, redução do consumo de líquidos e infecções bacterianas. O animal com urolitíase pode apresentar sintomas como disúria, hábitos urinários alterados, hematúria, micção frequente e até lesões no trato urinário. Para o diagnóstico é necessário avaliação clínica e exames complementares. Este trabalho relata o caso de um cão, macho da raça Shih Tzu, de três meses de idade, atendido no Hospital Veterinário Dr. Francisco de Maeda, Ituverava/SP, diagnosticado com urolitíase e bexiga dupla, sendo que o tratamento reuniu três técnicas cirúrgicas: urestrostomia, celiotomia exploratória e orquiectomia bilateral e tratamento clínico.

Author Biographies

  • Elzylene Léga Palazzo, Faculdade Dr. Francisco Maeda – FAFRAM
    Professora, doutora do curso de Medicina Veterinária na Faculdade Dr. Francisco Maeda – FAFRAM, Ituverava, São Paulo, Brasil.
  • Ricardo Lima Salomão, Faculdade Dr. Francisco Maeda – FAFRAM
    Médico Veterinário, responsável pelo Hospital Veterinário da Faculdade Dr. Francisco Maeda -FAFRAM

Published

2017-02-16

Issue

Section

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

How to Cite

RELATO DE RUPTURA DE URETRA POR URÓLITO EM CÃO COM BEXIGA DUPLA. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 146. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1941