AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO E ESTRESSE ANIMAL ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL EM CÃO
Abstract
A finalidade deste trabalho foi avaliar o comportamento e estresse em um canino, macho, sem raça e idade definidos, identificado com alterações comportamentais. O animal foi observado e filmado durante 81 dias, sendo 20 dias para observação dos hábitos naturais e os outros 61 dias de observação durante a implantação do Enriquecimento Ambiental feito através de passeios, brincadeiras, alimentação pela petball e também administração de fluoxetina 20mg/SID. Os distúrbios apresentados foram mexer na água, reflexo de micção, mímica de escavação, pulos e giros, avaliando-se o tempo e frequência que o animal os realizava. Foi observado também o tempo em que o animal passava se alimentando. Comparando-se o período inicial e intermediário houve melhora na frequência, principalmente no reflexo de micção, mexer na água, mímica de escavação. Ocorreu também melhora na duração, principalmente em mexer na água e mímica de escavação. A duração e a frequência de alimentação também aumentaram.
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).