ENCARCERAMENTO RENAL COMO COMPLICAÇÃO DE PARATOPIA EM FELINO FILHOTE – RELATO DE CASO
Keywords:
Hérnia, eventração, neonato.Abstract
RESUMO: Dentre as paratopias, destacam-se as hérnias, eventrações e eviscerações. As hérnias são definidas como a projeção de órgãos através de falhas na musculatura em pontos anatomicamente frágeis. Na eventração ocorre a ruptura da parede abdominal com protusão de vísceras para o espaço subcutâneo e na evisceração as vísceras ficam expostas. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um felino neonato, macho, sem raça definida que apresentou aumento de volume em região inguinal esquerda ao sétimo dia de vida. Dois meses depois, o animal foi encaminhado para cirurgia e constatou-se a presença do rim esquerdo difusamente congesto e aumentado de volume no espaço subcutâneo inguinal, aonde foi realizada nefrectomia devido a inviabilidade do órgão. Após passar pelo procedimento cirúrgico, o paciente perdeu a movimentação e os reflexos da cauda, porém o tratamento cirúrgico promoveu a correção da eventração e cura do animal.
References
AUER, J.A.; STICK, J.A. Equine surgery. 4.ed. Missouri: Elsevier saunders, 1535p., 2012.
BOJRAB, M. J. et al. Técnicas atuais em cirurgia de pequenos animais. 3.ed. São Paulo: Roca, 896p., 2008.
BORGES, T. B. et al. Hérnia inguinal direta em cão macho não castrado - Relato de caso. Enciclopédia biosfera, Centro Científico Conhecer, Goiânia, v.10, n.19; p. 2014.
CIGDEM, M.K. Evisceração abdominal pós-operatória em crianças: possíveis fatores de risco. Pediatric Surgery Internacional, Berlin, v.22, n.8, p. 677-680, 2006.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário da lígua portuguesa. 5 ed. Curituba: Positivo, 2222 p., 2010.
FOSSUM, T. W. Cirurgia da cavidade abdominal – Hérnias umbilicais e abdominais. Fossum, T.W. Cirurgia de pequenos animais. Roca: São Paulo; 2.ed., Cap. 15, p. 205-208, 2005.
KNOTTENBELT, D. C.; PASCOE, R. R. Afecções e distúrbios do cavalo. 1° edição, Ed. Manole Ltda., 432p., 1998.
PINTO, C. E. C. Análise da casuística das afecções cirúrgicas observadas, segundo o aparelho corpóreo analisado, no período de 1988 a 2007 na Clínica Cirúrgica de pequenos animais da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Apresentado ao Programa de Pós-Graduação, 2009.
READ, R. A.; BELLENGER, C. R., Hérnias. D. Textbook of small animal surgery. Philadelphia: Saunders, 3 ed, Cap. 31, p. 529-533, 2002.
RIBEIRO, J. C. Hérnia perineal em cães: Avaliação e resolução cirúrgica – artigo de revisão. Revista Lusófona de Ciência e Medicina Veterinária, 3 ed, pp.26-35, 2010.
SAMPERIO, C. G. et al. Bioprótesis de pericardio bovino tratado con glutaraldehído (PBTG) en la reconstrucción de la pared abdominal. Cirugía y Cirujanos, v.70, n.4, p.257-266, 2002.
SLATTER, D. Textbook of small surgery. Philadelphia: WB Saunders. 3070 p., 2002.
SUTRADHAR, B.C. et al. Comparação entre os métodos abertos e fechados de herniorrafia em bezerros afetados com hérnia umbilical. Journal Veterinary Science. v.10, n. 4, p. 343-347, 2009.
VIDOR, S. B. Utilização de membranas descelularizadas associadas à terapia celular no reparo de hérnias incisionais de pequenos animais. Monografia apresentada à Faculdade de Veterinária, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).