A QUALIDADE DA CANA-DE-AÇÚCAR COMO MATÉRIA-PRIMA PARA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL

Autores

  • Bruno Ferreira Maciel
  • Izabel Cristina Figueiredo
  • Marcos Omir Marques FCAVJ/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.102

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar, Qualidade de matéria-prima, Fatores extrínsecos.

Resumo

A qualidade da cana-de-açúcar como matéria-prima para obtenção de álcool é o principal fator a ser levado em conta para o melhor desempenho da fermentação alcoólica. Assim, nos últimos anos a maioria das empresas tem demonstrado a grande importância dos fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam a qualidade da cana-de-açúcar. Fatores extrínsecos são aqueles que estão relacionados com materiais estranhos ao colmo (terra, pedra, restos de cultura, plantas invasoras) ou compostos que são produzidos por microrganismos devido a sua ação sobre os açúcares do colmo. Esses fatores são afetados por danos no colmo, pragas e doenças, chuva, umidade relativa do ar, temperatura do ambiente, subsistemas de colheita e de transporte de cana. Assim, nesta revisão será analisado como esses fatores podem influenciar na qualidade da matéria-prima afetando o produto final.

Biografia do Autor

  • Bruno Ferreira Maciel
    Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal de Viçosa, pós-graduando em Gestão e Tecnologia Sucroalcooleira pela FAFRAM - Universidade da Cana - FMC.
  • Marcos Omir Marques, FCAVJ/UNESP
    Professor Adjunto da FCAVJ/UNESP.

Downloads

Publicado

25.09.2008

Edição

Seção

Universidade da Cana-FMC

Como Citar

A QUALIDADE DA CANA-DE-AÇÚCAR COMO MATÉRIA-PRIMA PARA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL. (2008). Nucleus, 5(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.102

Artigos Semelhantes

1-10 de 1181

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)