AVALIAÇÃO DE DIFERENTES TRATAMENTOS NA GERMINAÇÃO DO CAPIM CAMALOTE

Autores

  • Fabricio Simone Zera UNESP Jaboticabal
  • Ana Regina Schiavetto
  • Carlos Alberto Mathias Azania
  • Pedro Luís da Costa Aguiar Alves

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1457

Palavras-chave:

Rottboellia cochinchinensis, IVE, VE

Resumo

O capim camalote é uma das principais plantas daninhas da cultura da cana-de-açúcar e presente no Brasil em diversos Estados, é uma planta altamente agressiva, prolífica e suas sementes apresentam dormência. Para testar qual o melhor método para quebrar essa dormência foi desenvolvido um experimento com sementes de capim camalote, em câmera de germinação, sob condições climáticas controladas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro repetições. Foram selecionadas 100 sementes em cada repetição. Os tratamentos testados foram 14 diferentes temperaturas mais o controle. Foi avaliada a porcentagem de germinação, velocidade de emergência e o índice de velocidade de emergência, durante 30 dias. Por fim as variáveis quantitativas foram analisadas estatisticamente pela analise de variância e posteriormente suas médias comparadas pelo teste de Tukey a 1%. O trabalho concluiu-se que os tratamentos com temperaturas maiores tiveram maior eficiência na quebra da dormência.

Biografia do Autor

  • Fabricio Simone Zera, UNESP Jaboticabal
    Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, mestrado pelo Instituto Agronômico - IAC na área da Tecnolgia da Produção Agrícola, e doutorando pela UNESP de Jaboticabal na área da Produção de Vegetal.

Downloads

Publicado

30.04.2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES TRATAMENTOS NA GERMINAÇÃO DO CAPIM CAMALOTE. (2016). Nucleus, 13(1), 81-86. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1457

Artigos Semelhantes

181-190 de 617

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>