FIGURAS DE LINGUAGEM E O TEXTO PUBLICITÁRIO: MECANISMOS DE PERSUASÃO

Autores

  • Leandra Silva Zanelato Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Ituverava
  • Ana Maria Paulino Comparini FFCL

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3587

Palavras-chave:

Gêneros discursivos. Figuras de linguagem. Texto publicitário.

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre o uso que se faz das figuras de linguagem no discurso publicitário. Para tanto, utiliza-se do método bibliográfico, percorrendo teorias sobre as figuras de linguagem e as características do texto publicitário, considerando sua capacidade persuasiva. O corpus analisado constitui-se de peças publicitárias, divulgadas na mídia, selecionadas por empregarem alguma figura de linguagem. A análise empreendida destaca a importância do aprendizado deste tema para a educação em geral por despertar a capacidade reflexiva e crítica dos educandos. A pesquisa contribui, neste sentido, ao sugerir que se faça uso, em sala de aula, das figuras de linguagem presentes no discurso publicitário.

Downloads

Publicado

31.10.2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FIGURAS DE LINGUAGEM E O TEXTO PUBLICITÁRIO: MECANISMOS DE PERSUASÃO. (2019). Nucleus, 16(2), 135-150. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3587

Artigos Semelhantes

1-10 de 1176

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)