FIGURAS DE LINGUAGEM E O TEXTO PUBLICITÁRIO: MECANISMOS DE PERSUASÃO

Autores/as

  • Leandra Silva Zanelato Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Ituverava
  • Ana Maria Paulino Comparini FFCL

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3587

Palabras clave:

Gêneros discursivos. Figuras de linguagem. Texto publicitário.

Resumen

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre o uso que se faz das figuras de linguagem no discurso publicitário. Para tanto, utiliza-se do método bibliográfico, percorrendo teorias sobre as figuras de linguagem e as características do texto publicitário, considerando sua capacidade persuasiva. O corpus analisado constitui-se de peças publicitárias, divulgadas na mídia, selecionadas por empregarem alguma figura de linguagem. A análise empreendida destaca a importância do aprendizado deste tema para a educação em geral por despertar a capacidade reflexiva e crítica dos educandos. A pesquisa contribui, neste sentido, ao sugerir que se faça uso, em sala de aula, das figuras de linguagem presentes no discurso publicitário.

Publicado

2019-10-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

FIGURAS DE LINGUAGEM E O TEXTO PUBLICITÁRIO: MECANISMOS DE PERSUASÃO. (2019). Nucleus, 16(2), 135-150. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3587

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