ESTUDO DAS PERCEPÇÕES E DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE GASOLINA EM UMA METROPÓLE BRASILEIRA

Autores

  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Centro Universitário UNA
  • Murilo César de Azevedo Rabelo Berni Centro Universitário Belo Horizonte - UNI-BH
  • Nina Rosa Silveira Cunha Universidade Federal de Viçosa
  • Luiz Eduardo Leite de Moura Universidade Presidente Antônio Carlos - Unidade Ponte Nova - MG

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.454

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Atitudes, Posto de Combustível

Resumo

O objetivo por meio desse trabalho é o de conhecer o comportamento de compra de gasolina por parte dos consumidores. Além disso, se buscou identificar quais são os atributos mais importantes em um posto de combustível, a percepção de riscos por parte dos consumidores e os fatores que afetam o seu comportamento. Em termos metodológicos, primeiramente foram realizados dois grupos de foco e seis entrevistas com consumidores e com profissionais de postos de combustíveis. Os resultados foram utilizados para a confecção dos questionários. Em seguida foi realizado um pré-teste para possíveis correções e cálculo da amostra, com 290 questionários válidos. Os resultados obtidos indicam que o quarteto “qualidade-rapidez-aparência-localização” são os fatores mais importantes para os consumidores de gasolina e que a maioria dos clientes somente abastece em um ou dois postos de combustível. Observou-se que os consumidores enxergam riscos ao comprar esse produto quando o combustível é muito barato, quando abastecem em um posto pela primeira vez, principalmente se for em rodovias e não em cidades. Não se obteve diferenças significativas entre homens e mulheres e nas conclusões são discutidas diversas ações e recomendações que podem ser tomadas pelos gestores do setor de combustíveis, notadamente em relação ao marketing.

Biografia do Autor

  • Luiz Rodrigo Cunha Moura, Centro Universitário UNA
    Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa - MG Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC - MINAS Mestre em Administração pela UFMG Doutor em Administração pela UFMG Professor Adjunto do Centro Universitário UNA nas áreas de Marketing e Planejamento Estratégico.
  • Murilo César de Azevedo Rabelo Berni, Centro Universitário Belo Horizonte - UNI-BH
    Bacharel em Administração - Centro Universitário UNA. Especialista em Marketing - Centro Universitário UNA. Mestre em Administração - FEAD Professor do Centro Universitário Belo Horizonte.
  • Nina Rosa Silveira Cunha, Universidade Federal de Viçosa
    Bacharel em Direito pela Faculdade de Itauna - MG. Mestra em Administração pela UFMG. Doutora em Economia Rural pela UFV. Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa - MG.
  • Luiz Eduardo Leite de Moura, Universidade Presidente Antônio Carlos - Unidade Ponte Nova - MG
    Bacharel em Direito pela Faculdade de Itaúna - MG. Bacharel em Administração pelo Centro Unversitário UNA - MG. Mestre em Administração pelo FEAD-MG. Professor da Universidade Presidente Antônio Carlos - Campus Ponte Nova - MG.

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Publicado

29.04.2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESTUDO DAS PERCEPÇÕES E DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE GASOLINA EM UMA METROPÓLE BRASILEIRA. (2011). Nucleus, 8(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.454

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