DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATRAVÉS DO ENSINO COLABORATIVO

Authors

  • Alceni Scarelli Rodrigues da Cunha Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava - FFCL
  • Renata Andrea Fernandes Fantacini

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2888

Keywords:

Educação Especial, Ensino Colaborativo, Inclusão Escolar.

Abstract

Tradicionalmente, a Educação Especial configura-se como um sistema educacional paralelo e segregado, direcionado à assistência especializada de pessoas com deficiências, distúrbios graves de aprendizagem e/ou de comportamento, e altas habilidades. Contudo, em função de novas demandas somadas às expectativas sociais, os profissionais da área têm buscado formas menos segregativas de educação escolar, como a admissão desses educandos nas redes de ensino, a Educação Inclusiva, sob uma nova concepção de trabalho colaborativo, cujo intuito é criar maneiras de aprendizado fornecendo suporte a todos os educandos na sala de aula de ensino regular, consorciando habilidades do professor comum e do professor especialista. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi explanar e afirmar a importância do desenvolvimento de atividades colaborativas nas escolas, trazendo as contradições e limites presentes no cotidiano e as possíveis construções para a intervenção pedagógica, através de ampla revisão de literatura. Diante deste proposto, evidenciou-se a necessidade do educador em obter conhecimentos específicos e formação profissional, tornando este o grande desafio deste mecanismo de ensino, uma vez que as formações profissionais se caracterizam por cursos de curta duração, os quais não levam em consideração as legítimas necessidades do professor e, portanto, pouco contribuem para modificações expressivas na prática pedagógica de docentes perante à inclusão. Apesar disso, a prática do trabalho colaborativo tem-se comprovado eficiente e benéfica dentro da esfera escolar inclusiva, melhorando a atenção dos alunos, aprendizado e, principalmente, diminuindo as taxas de evasão. Além de possibilitar aos professores enriquecimento pessoal e engrandecimento de seu currículo docente.

Author Biographies

  • Alceni Scarelli Rodrigues da Cunha, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava - FFCL
    Graduada em Pedagogia pela FFCL - Ituverava Pós-graduanda em Educação Especial: Deficiência Intelectual pela FFCL
  • Renata Andrea Fernandes Fantacini
    Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial pela Universidade de São Carlos (UFCar). Docnete do Curso de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação Especial e Deficiência Intelectual da FFCL

Published

2018-05-09

Issue

Section

Articles

How to Cite

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATRAVÉS DO ENSINO COLABORATIVO. (2018). Nucleus, 15(1), 279-290. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2888

Similar Articles

21-30 of 340

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)