Serviços de transporte por aplicativo sob a ótica feminina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.4100

Abstract

Resumo: Este paper teve como objetivo analisar os serviços de transporte por aplicativo sob a ótica feminina no Estado de São Paulo, com o propósito de identificar se as mulheres se sentem seguras ao usarem os serviços e/ou se tornarem motoristas de transporte por aplicativo, compreendendo se esses serviços são opções consideradas seguras para mulheres, sejam elas passageiras ou profissionais da área, considerando que a expansão das plataformas privadas de transporte por aplicativo trouxeram mudanças no mercado de trabalho para as mulheres, proporcionando-as liberdade de circulação e autonomia. Foram aplicados dois questionários por meio de amostragem não probabilístico, um deles foi destinado às mulheres motoristas de transporte por aplicativo, seu envio foi feito de forma direcionada para motoristas selecionadas, caracterizando uma amostra por conveniência e o outro destinado às passageiras, gerado pela participação voluntária das internautas que utilizam a rede social virtual Facebook. Os dados foram tratados por meio da estatística descritiva. Os resultados da pesquisa identificaram que os serviços de transporte por aplicativo não são opções consideradas como seguras para as mulheres, devido a casos de assédio físico, moral e violência que elas sofrem diariamente, podendo forçá-las a utilizarem estratégias de segurança. O que torna necessário uma maior atenção a esse público como passageiras e/ou motoristas de transporte por aplicativo.

Author Biographies

  • Amanda Ferreira
    Tecnóloga em Gestão de Serviços pela FATEC Indaiatuba (2022)
  • Barbara Regina Lopes Costa
    Possui graduação em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela Universidade Santa Cecília (1998), graduação em Administração pela Faculdade Santa Bárbara (2016), mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2005) e doutorado em Administração - Universidad de la Empresa (2016). Professora de Graduação e Pós-graduação. Empreendedora. Tem experiência na área de Gestão e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: inep, mec, marketing, redes sociais virtuais e comportamento do consumidor.
  • Richard Medeiros de Araújo, UFRN
    Doutor em Administração pelo PPGA/UFRN

Published

2024-10-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

Serviços de transporte por aplicativo sob a ótica feminina. (2024). Nucleus, 21(2). https://doi.org/10.3738/1982.2278.4100

Most read articles by the same author(s)