CONFABULANDO COM FÁBULAS

Autores/as

  • Héllen Cristina Silva Aguiar Inácio Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Sueli Silva Gorricho Costa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3106

Palabras clave:

Literatura. Leitura. Interpretação. Autoria.

Resumen

Este trabalho, propõe uma reflexão acerca da atual situação do aluno-leitor e de sua competência leitora, além de apontar uma possível intervenção para incentivar o desenvolvimento da leitura polissêmica por meio do letramento literário. Objetiva defender que a Literatura é capaz de sensibilizar, inquietar e motivar um leitor inicial. E, para tanto, demonstra na prática como tornar possível tal atividade. Articulando com a teoria, expõe experiências de ensino e de leituras de fábulas, as quais resultaram na publicação de uma coletânea escrita pelos alunos. Fundamenta-se teoricamente na Análise da teoria literária, na Análise do Discurso francesa e na Teoria Bakhtiniana. Este trabalho demonstra ser possível a adaptação de um material didático às necessidades do aluno, e, a análise de obras literárias, com textos significativos, mesmo nas séries iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando gestos interpretativos polissêmicos, os quais geram (re)escritas autorais, o que permite a assunção do sujeito-leitor a sujeito-autor. Adotou-se uma metodologia de pesquisa aplicada, numa abordagem qualitativa de natureza explicativa, além de sugestão de uma prática docente.

Biografía del autor/a

  • Héllen Cristina Silva Aguiar Inácio, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Licenciada em Letras e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Mestranda pela UFTM - MG
  • Sueli Silva Gorricho Costa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava
    Professora da Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras.

Publicado

2019-04-30

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

11-20 de 100

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>