USO DE FITORREGULADORES SINTÉTICOS IN VITRO

Autores/as

  • Ângela Simone Freitag Lima Universidade de São paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ)
  • José Leonardo Moraes Gonçalves Universidade de São paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ)
  • Antonio Natal Gonçalves Universidade de São paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ)

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3501

Palabras clave:

Citocinina, brotação, calogênese, fisiologia, Corymbia citriodora

Resumen

O presente estudo teve por objetivo avaliar a emissão da brotação de Corymbia citriodora in vitro sob influência de diferentes citocininas sintéticas (BAP, TDZ, Tiouréia e Actara) com função de regulador em meio de cultura JADS, avaliando qual ou quais serão mais eficientes na indução da brotação. Cada tratamento foi composto por três repetições com quatro explantes por repetição. Foram feitas duas avaliações, uma na data de implantação e a segunda após 45 dias. Concluiu-se que para indução de calos, é recomendável a adição tanto de BAP quanto de TDZ, nas dosagens de 2.2 e 4.4 ?mol.L-1 no meio de cultura por apresentar maior TCR (taxa de crescimento relativo) e maiores valores médios de peso fresco e seco. Para o alongamento e posterior enraizamento com produção de mudas, recomenda-se o uso tanto de actara quanto de tiouréia por apresentarem maior percentual de matéria seca e por inibir a calogênese.

Biografía del autor/a

  • Ângela Simone Freitag Lima, Universidade de São paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ)
    Graduada em Engenharia Florestal e mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências pelo Programa em Recursos Florestais? Área de Concentração: Silvicultura e Manejo Florestal pela Universidade de São Paulo (USP)" Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz". Pósdoutora pelo programa em Recursos Florestais? Área de Concentração: Silvicultura e Manejo Florestal pela Universidade de São Paulo " Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz". Possui experiência na área de coordenação de equipes e projetos? Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos temas: fisiologia e morfologia vegetal, eucaliptocultura, espécies exóticas, arborização, irrigação e drenagem, produção de mudas, viveiros, atividades de laboratório, legislação agrícola, ambiental e florestal e manejo florestal.

Publicado

2019-04-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

USO DE FITORREGULADORES SINTÉTICOS IN VITRO. (2019). Nucleus, 16(1), 423-434. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3501

Artículos similares

1-10 de 59

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a