EDUCAÇÃO FINANCEIRA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PROPOSTA POR INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS

Autores/as

  • Maria Gabriela Pabis Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus Irati/PR.
  • Antônio João Hocayen-da-Silva Professor Adjunto na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus Irati/PR.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3752

Palabras clave:

Educação Financeira, Finanças Pessoais.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo identificar as ações de Educação Financeira promovidas por instituições bancárias, a fim de direcionar os grupos que apresentam maiores dificuldades na gestão. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental, teórico-empírica, indutiva, exploratória e qualitativa, com a análise das propostas apresentadas pelas principais entidades bancárias brasileiras. Com isso, foi possível identificar que existe uma diversidade de ações, abrangendo desde cursos até atendimentos personalizados. O destaque foi para a Caixa Econômica Federal, Bradesco e Sicredi. Assim, foi possível constatar que há mobilização para disseminar a alfabetização financeira, com o desenvolvimento de projetos distintos, apresentando focos e interesses específicos, conteúdos diversos e formas de aplicações diferenciadas. Propostas que vão desde cursos até atendimentos personalizados, com estratégias amplas sem restrições de públicos, organizadas por práticas que variam entre simples aplicações de conhecimentos genéricos, até complexas ferramentas de gestão.

Biografía del autor/a

  • Maria Gabriela Pabis, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus Irati/PR.
    Graduanda em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus Irati/PR.
  • Antônio João Hocayen-da-Silva, Professor Adjunto na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus Irati/PR.
    Doutorado em Administração pela Universidade Positivo/UP. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná/UFPR.

Publicado

2020-04-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

EDUCAÇÃO FINANCEIRA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PROPOSTA POR INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS. (2020). Nucleus, 17(1), 263-280. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3752

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