ENTRE NORMA E USO, FALA E ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA À ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

  • Raquel Meister Ko Freitag Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.542

Palabras clave:

Norma linguística, Sociolinguística, Alfabetização.

Resumen

Neste texto, são discutidos alguns conceitos sociolinguísticos essenciais para que o professor alfabetizador tenha êxito em seu propósito: as questões referentes à norma e ao uso da língua e sua relação com a fala e a escrita. Para ilustrar a discussão, são elencados resultados acerca da relação entre fala e escrita no rotacismo (neutralização dos traços fonéticos de /l/ e de /r/), fenômeno fonológico variável no português, fortemente estigmatizado e sensível aos contínuo da escolarização e urbano-rural.

Biografía del autor/a

  • Raquel Meister Ko Freitag, Universidade Federal de Sergipe
    Professora da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora institucional do projeto Ler + Sergipe: leitura para o letramento e cidadania (CAPES/INEP – Programa Observatório da Educação 2010), cujo objetivo é diagnosticar as causas do fracasso na aprendizagem inicial da leitura, com especial atenção à variação linguística do alfabetizando.

Publicado

2011-04-29

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

ENTRE NORMA E USO, FALA E ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA À ALFABETIZAÇÃO. (2011). Nucleus, 8(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.542

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