PRODUÇÃO DE MUDAS DE SAPOTIZEIRO OBTIDAS POR MEIO DA ESTAQUIA EM DIFERENTES SUSBTRATOS

Autores/as

  • Eduardo Suguino APTA/SAA
  • Adriana Novais Martins APTA/SAA
  • Lília Sichmann Heiffig-del Aguila Embrapa
  • Juan Saavedra del Aguila ESALQ-USP
  • Keigo Minami ESALQ-USP

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i2.600

Palabras clave:

Achras zapota. Manilkara Zapota. Estacas. Propagação vegetativa.

Resumen

A produção comercial do sapotizeiro é feita por meio de mudas enxertadas, mas pomares com baixo custo de implantação e alta qualidade de plantas visando o mercado de frutas frescas podem se tornar uma opção para a agricultura familiar. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a viabilidade de produção de mudas de sapotizeiro por meio da estaquia em diferentes substratos, sem a utilização de reguladores vegetais. O experimento foi conduzido com um delineamento estatístico inteiramente ao acaso, com 5 repetições, 4 tratamentos (substratos: areia média lavada, fibra de coco, casca de café carbonizada e Plantmax®) e 18 estacas por unidade experimental, totalizando 360 observações, colocadas para enraizar em bandejas de poliestireno expandido de 72 células. A escala de notas foi utilizada para avaliar a qualidade das mudas obtidas. Os dados obtidos foram analisados com auxílio do procedimento CATMOD do programa estatístico SAS (2003). O substrato fibra de coco foi o que possibilitou a formação das raízes de melhor qualidade.

Biografía del autor/a

  • Eduardo Suguino, APTA/SAA
    Instituição Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios País Brasil. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Agronomia Área de Concentração Fitotecnia, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Agronomia Área de Concentração Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios onde trabalha desde 2006, na cidade de Ribeirão Preto. Tem conhecimento e experiência na área de Propagação de Plantas (estaquia, enxertia, alporquia e mergulhia), utilização de reguladores de crescimento e hormônios vegetais como promotores de enraizamento, Produção de Mudas e Substratos, atuando principalmente com propagação de plantas frutíferas nativas e exóticas, medicinais e aromáticas e também plantas perenes oleaginosas. Em 2008 iniciou trabalhos voltados ao plantio e produção de mudas de hortaliças e em 2010 inicia seu pós-doutoramento na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP em Ribeirão Preto, com óleos essenciais de plantas medicinais e aromáticas.
  • Adriana Novais Martins, APTA/SAA
    Instituição Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios País Brasil. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Agronomia Área de Concentração Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Agronomia Área de Concentração Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é pesquisadora científica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Tem experiência na área de Fitotecnia, com ênfase em Fitotecnia de Culturas Perenes, atuando principalmente nos seguintes temas: café, seringueira, fruticultura (banana).
  • Lília Sichmann Heiffig-del Aguila, Embrapa
    Concluiu o mestrado em Fitotecnia [Esalq] pela Universidade de São Paulo em 2003 e o doutorado em Fitotecnia [Esalq] pela Universidade de São Paulo em 2007. Também, concluiu Pós-Doutorado no Departamento de Produção Vegetal da Esalq, Universidade de São Paulo., como bolsista Fapesp, com o projeto intitulado "PRODUÇÃO DE MUDAS E ARRANJOS ESPACIAIS VISANDO A PRODUÇÃO DE BIOMASSA DA CULTURA DE PINHÃO-MANSO", em 2008. Atualmente, atua como Pesquisadora Científica do Instituto Agronômico de Campinas - IAC, no Centro Grãos e Fibras, onde é Diretora Substituta, junto às Oleaginosas. Publicou 15 artigos científicos completos em periódicos nacionais e internacionais. Publicou mais de 100 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 capítulos de livros publicados, além de ter organizado 2 livros publicados. Possui 3 itens de produção técnica. Participou em mais de 30 eventos no Brasil e no exterior. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Assessor ad hoc da FAPESP e da FAPEMIG. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Soja, Fisiologia, Fitotecnia, Ambiente, Arranjos Espaciais, População de Plantas, Plasticidade, Densidade de planta, Espaçamento e Espaçamento entre linhas.
  • Juan Saavedra del Aguila, ESALQ-USP
    Bacharel em Agronomia - Universidad Nacional Agraria La Molina - Perú (1998); Engenheiro Agrônomo - Universidad Nacional Agraria La Molina - Perú (1999), Mestre em Agronomia - Área: Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutor em Agronomia - Área: Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Pós-Doutorando da Universidade de São Paulo. Publicou 19 artigos científicos completos em periódicos nacionais e internacionais e 1 capítulo de livro. Publicou 111 trabalhos em anais de eventos. Participou em mais de 47 eventos no Brasil e no exterior. Desde 2006, é revisor científico da Revista Brasileira de Fruticultura; e desde 2008, é revisor científico das Revistas Ciência Rural, Brazilian Journal of Food Technology e Horticultura Brasileira. Fez parte do Doutorado no Postharvest Laboratory, Horticulture and Forestry Sciences, pertencente ao Department of Primary Industries and Fisheries (DPI & F), Maroochy Research Station, Nambour, Queensland, Austrália. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia e Bioquímica Pós-Colheita de frutas e hortaliças, e Fisiologia da Produção.
  • Keigo Minami, ESALQ-USP
    Instituição Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo País Brasil. Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Horticulture pelo Ohio State University (1973) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1977) . Atualmente é PROFESSOR TITULAR da Universidade de São Paulo e Revisor de periódico da Bragantia (São Paulo). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: couve-flor, repolho, Densidade.

Publicado

2011-11-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

PRODUÇÃO DE MUDAS DE SAPOTIZEIRO OBTIDAS POR MEIO DA ESTAQUIA EM DIFERENTES SUSBTRATOS. (2011). Nucleus, 8(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i2.600

Artículos similares

21-29 de 29

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.