MATEMÁTICA FINANCEIRA: um alicerce para o exercício da cidadania

Autores/as

  • Paulo César Xavier Duarte Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS-MG
  • Diego Sales Viana Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS-MG
  • Eliezer Marcos Tassote Universidade do Vale do sapucaí- UNIVÁS-MG
  • Marcus Vinícius Dias Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS-MG

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i1.698

Palabras clave:

Matemática financeira, Cidadania, Educação Financeira

Resumen

Este artigo disserta sobre a abordagem da matemática financeira ao longo do currículo escolar, discutindo e refletindo sobre a importância do tema e a forma como ele é tratado no ensino médio. Através de uma Pesquisa Bibliográfica, baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em livros que abordam o tema citado, analisa-se a Matemática Financeira, procurando compreender o modo como ela é trabalhada em sala de aula e como os professores de matemática procuram contextualizá-la com assuntos cotidianos, visando criar perante o aluno a ligação com o seu dia a dia, enfatizando também a necessidade de, através da matemática financeira, trabalhar conceitos de cidadania. São feitas, por fim, algumas análises de livros didáticos indicados por professores da rede pública de Pouso Alegre- MG, para compreender a abordagem adotada do tema em questão.

Biografía del autor/a

  • Paulo César Xavier Duarte, Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS-MG
    Doutorando e Mestre em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro- SP e Especialista em Matemática Superior pela PUC- MG. Professor do Departamento de Matemática da UNIVÁS- MG
  • Diego Sales Viana, Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS-MG
    Aluno da Licenciatura Plena em Matemática da UNIVÁS- MG
  • Eliezer Marcos Tassote, Universidade do Vale do sapucaí- UNIVÁS-MG
    Aluno da Licenciatura Plena em Matemática da UNIVÁS- MG
  • Marcus Vinícius Dias, Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS-MG
    Aluno da Licenciatura Plena em Matemática da UNIVÁS- MG

Publicado

2012-04-27

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

MATEMÁTICA FINANCEIRA: um alicerce para o exercício da cidadania. (2012). Nucleus, 9(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i1.698

Artículos similares

1-10 de 293

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.