DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA: DA TOTALIDADE A CENTRALIDADE?

Autores/as

  • Mirna de Lima Medeiros Fundação Educacional de Ituverava Universidade de São Paulo
  • Carla Baraldi Artoni Vantini GPublic/USP
  • Cláudia Souza Passador FEA-RP/USP
  • João Luiz Passador

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.952

Palabras clave:

Gestão Escolar, Diretor, Escola Pública

Resumen

A administração das escolas e redes de ensino é objeto de estudo interessante à Administração uma vez que há um consenso quanto à importância da educação para o desenvolvimento dos países e dos cidadãos. O diretor é figura central e peça chave no contexto escolar. A forma de conceber a administração da escola impacta naquilo que se espera de um diretor, assim como aqueles conceitos nos quais o gestor acredita terão impacto em sua atuação. O presente trabalho busca apontar as mudanças de concepção dentro da evolução do corpo teórico de Administração Escolar e possíveis reflexos disto na forma de ver e atuar dos gestores escolares. Assim, além de traçar um quadro teórico tenta refletir quanto ao papel do diretor em cada uma das óticas. Entre os analisados estão autores clássicos (Leão, Ribeiro, Lourenço Filho e Alonso), críticos (Félix e Paro) e contemporâneos que discutem desafios ou características dos diretores na atualidade. Verificou-se que inicialmente o diretor aparece como responsável maior pela gestão da escola e atualmente preconiza-se a responsabilidade compartilhada. Conclui-se que, o diretor tem função importante na gestão da escola e a mudança de visão quanto à sua atuação não a simplificou, mas deixou-a mais complexa e dinâmica.

Biografía del autor/a

  • Mirna de Lima Medeiros, Fundação Educacional de Ituverava Universidade de São Paulo
    Professora dos cursos de Administração e FFCL da Fundação Educacional de Ituverava. Pesquisadora do GPublic/USP. Doutoranda em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP. Especialista em Gestão Pública; Mestre em Ciências pelo programa de Administração de Organizações e Bacharel em Turismo.

Publicado

2014-10-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA: DA TOTALIDADE A CENTRALIDADE?. (2014). Nucleus, 11(2), 69-84. https://doi.org/10.3738/1982.2278.952

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