ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • MARIO MARCOS LOPES Centro Universitário Barão de Mauá Faculdade de Educação São Luís Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.4068

Palavras-chave:

Habilidade Leitora. Habilidade Escritora. Aprendizagem.

Resumo

A língua deve entrar na escola da mesma forma que existe vida fora, ou seja, por meio de práticas sociais de leitura e escrita. A perspectiva é formar alunos que saibam produzir e interpretar textos de uso social, orais e escritos, e que tenham trânsito livre nas várias situações comunicativas que permitem plena participação no mundo letrado. Neste sentido, o presente artigo objetiva discutir o processo de alfabetização e letramento, as fases de escrita e os desafios entre teoria e prática. Portanto, recorreu-se à revisão bibliográfica como metodologia de pesquisa. As discussões levam a considerar que cabe ao profissional da educação criar estratégias, metodologias, situações em que o educando consiga se interagir com o meio social para melhorar a compreensão do conteúdo que está sendo ensinado.

Biografia do Autor

  • MARIO MARCOS LOPES, Centro Universitário Barão de Mauá Faculdade de Educação São Luís Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João Del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Autou como Tutor e Orientador no Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em espaços educadores sustentáveis oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. É docente nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional, Metodologia da Pesquisa Científica e orienta trabalhos de conclusão de curso de Especialização na área da Educação pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Downloads

Publicado

14.11.2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2023). Nucleus, 20(2), 81-94. https://doi.org/10.3738/1982.2278.4068

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)