USO DE SORGO COM BAIXO TEOR EM TANINOS NA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DE CORTE

Autores

  • Luciana Thie Seki Dias UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.3738/na.v1i2.281

Palavras-chave:

deposição lipídica, desempenho produtivo, frango de corte, rendimento de carcaça, sorgo. lipid deposition, productive performance, broiler, carcass performance, sorghum.

Resumo

Objetivou-se avaliar a influência da adição do sorgo com baixo teor em taninos em rações para frangos de corte através do desempenho produtivo, do teor lipídico e do rendimento de carcaça e cortes comerciais, aos 42 dias de idade. Foram utilizados 510 pintos machos (Cobb) com 1 dia de idade. As rações experimentais tiveram o sorgo em substituição ao milho nos níveis 0, 25, 50, 75 e 100%. O desempenho produtivo, a deposição lipídica corporal e o rendimento de carcaça não foram influenciados pelos diferentes tratamentos. Concentrações inferiores para colesterol total plasmático e deposição lipídica na carcaça foram obtidas para o nível 75%. Conclui-se que a inclusão de sorgo com baixo teor em taninos na ração de frangos de corte parece promissora, pois não influencia negativamente nos índices produtivos, além de diminuir a concentração de colesterol total plasmático e proporcionar tendência de menor deposição lipídica na carcaça.

Biografia do Autor

  • Luciana Thie Seki Dias, UFSCar
    Zotecnista, lotada no Departamento de Biotecnologia do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar desde 2003. Atua na área de Zootecnia de Monogástricos, em especifíco nutrição e fisiologia de aves e peixes de água doce.

Downloads

Publicado

2009-12-08

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 261

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)