ASPECTOS BIOMÉTRICOS E INCIDÊNCIA DE FUNGOS EM SEMENTES DE TAMARINDO (Tamarindus indica)
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1927Resumo
Objetivou-se, neste trabalho, determinar fungos presentes em sementes de tamarindo. A pesquisa foi realizada em laboratório de fitopatologia, na Faculdade de Agronomia Dr Francisco Maeda, Ituverava, SP. As sementes foram submetidas ao teste do papel de filtro: com desinfestação com hipoclorito de sódio por dois minutos, representando as sementes tratadas e sementes sem desinfestação (não tratadas). Avaliaram-se também os aspectos biométricos (comprimento, largura e massa) das sementes. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado. O comprimento, largura e a espessura das sementes foram de 14,6 mm, 8,6 mm e 4,6mm , respectivamente. Conclui-se que a infestação dos gêneros de fungos: Phoma, Aspergilllus, Penicillium e Colletotrichum presentes nas sementes de tamarindo foi externa, utilizando-a assim com transporte, não a afetando internamente. Contudo, para o gênero Fusarium, a desinfestação reduziu a incidência do fungo na semente de 70% para 10%.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ASPECTOS BIOMÉTRICOS E INCIDÊNCIA DE FUNGOS EM SEMENTES DE TAMARINDO (Tamarindus indica). (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 43. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1927