AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE NOVO HERBICIDA APLICADO EM PRÉ-EMERGÊNCIA EM CANA-PLANTA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1783Resumo
O controle químico é o mais usado em plantas daninhas interferentes na cultura da cana-de-açúcar. Objetivou-se avaliar herbicida pré-emergente, não lançado no mercado, em cana-planta, RB925345, quanto à fitotoxicidade à cultura e o controle de plantas daninhas. O experimento foi inteiramente casualizado, com cinco repetições, em campo comercial, em Jaboticabal-SP. Realizou-se o levantamento prévio das plantas daninhas. Utilizou-se o produto BF 486 (mistura pronta) comparativamente a mistura em tanque de sulfentrazone+tebuthiuron (padrão produtor). Em intervalos após aplicação, avaliaram-se: sintomas de injúrias nas plantas, com notas de 0 (ausência de injúrias) a 100% (morte das plantas); plantas daninhas encontradas e perfilhamento. Empregou-se o teste F e o teste de Tukey a 5% para as épocas de avaliação do BF 486. O herbicida BF 486 apresentou efeitos leves de injúrias nas canas-de-açúcar até 60 dias após aplicação. O perfilhamento aumentou gradativamente e ambos os produtos controlaram as espécies de maior infestação inicial.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).