POTENCIAL ALELOPÁTICO DE MUCUNA-PRETA

LUCAS EDUARDO BENTO, SILVELENA VANZOLINI SEGATO

Resumo


Objetivou-se verificar o potencial alelopático do extrato aquoso de folhas frescas de mucuna-preta na germinação de sementes de alface (planta-teste) e o efeito da incorporação deste adubo-verde na emergência e crescimento de plantas daninhas, com ênfase na tiririca. Para a germinação de sementes de alface, utilizaram-se extratos aquosos na proporção de 1:4; 1:8 (folha: água) e testemunha (água) no umedecimento do substrato-papel, com contagens aos 4, 7 e 9 dias. Em campo, incorporou-se a mucuna-preta avaliando-se a emergência de infestantes aos 15, 30 e 45 dias e ao final a massa da parte aérea de tiririca e de outras infestantes, em comparação a área sem mucuna-preta, após gradagem. O extrato demonstrou potencial alelopático, inibindo significativamente até 93% da germinação de alface. Onde se cultivou mucuna-preta reduziram-se o número de infestantes, a massa fresca e seca de tiririca e para as demais infestantes houve estímulo ao crescimento da parte aérea.


Palavras-chave


Extrato aquoso. Germinação de alface. Mucunaaterrima. Planta daninha. Tiririca.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regras para análise de sementes. Secretaria de Defesa Agropecuária. Brasília,DF: MAPA/ACS, 2009. 395 p.

ALMEIDA, F.S. A Alelopatia e as plantas. Londrina: IAPAR, 1988. 60 p. Circular nO 53.

CARVALHO, G. J.; FONTANÉTTI, A.; CANÇADO, C. T. Comunicação potencial alelopático do feijão-de-porco (Canavalia ensiformes) e da mucuna-preta (Stilozobiumaterrimum) no controle da tiririca (Cyperusrotundus). Ciências agrotec., Lavras, v.26, n.3, p.647-651, mai./jun., 2002.

CIIAGRO. Temperatura média mensal. Disponível em:http://www.ciiagro.sp.gov.br/ciiagroonline/Quadros/QTmedPeriodo.asp. Acesso: 03 set. 2018 a.

CIIAGRO. Chuva mensal. Disponível em: http://www.ciiagro.sp.gov.br/ciiagroonline/Quadros/QChuvaPeriodo.asp. Acesso: 03 set. 2018 b.

FONTANÉTTI, A.; CARVALHO,G. J. de. Potencialidades alelopáticas da mucuna-preta (Stizolobiumaterrimum) e do feijão-de-porco (Canavalia ensiformes), em diferentes concentrações de matéria seca, na germinação de sementes de alface (Lactuca sativa). In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA-CICESAL,12., 1999, Lavras. Resumos... Lavras: UFLA, 1999. p. 84.

SOUZA, M.F.P.; YAMASHITA, O.M. Potencial alelopático da mucuna-preta sobre a germinação de sementes de alface e picão preto. Revista de Ciências Agro-Ambientais, Alta Floresta, v.4, n.1, p.23-28, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.