COMPORTAMENTO EM ITUVERAVA-SP, DE DOIS NOVOS HÍBRIDOS DE MANDIOCA DE MESA RECOMENDADOS PARA O PARANÁ E MATO GROSSO DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1919Resumo
RESUMO: Objetivou-se avaliar o comportamento, em Ituverava-SP, de novos híbridos de mandioca de mesa (BRS 399 e BRS 396) recomendados para o Paraná e Mato Grosso do Sul. Para tanto a parcela de cada tratamento foi constituída de 30 manivas de 20 cm, plantadas horizontalmente de forma manual, em sulcos de 10 cm, em espaçamento de 1m entrelinhas e 0,6 m entre plantas (18m2). Foram feitos tratos culturais recomendados à cultura. Avaliou-se a brotação. Nas plantas colhidas realizaram-se mensurações relacionadas à parte aérea e raízes e a aspectos visuais das raízes e sua cocção. Estimou-se a produtividade das raízes. Nas condições que o experimento foi conduzido foi possível verificar que os dois híbridos de mandioca de mesa BRS 399 e BRS 396 são precoces (colheita aos oito meses), produtivos (44 e 38,7 t.ha-1, respectivamente), apresentaram bom padrão culinário e tem potencial para continuar estudos de recomendação de plantio para Ituverava, SP.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).