PERFILHAMENTO DE CANA-DE-AÇÚCAR TRATADA COM FERTILIZANTE FOLIAR NO SULCO DE PLANTIO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1780Resumo
A utilização de fertilizantes na cobrição dos toletes de cana-de-açúcar não onera a operação, precisando ser investigada. Objetivou-se avaliar o perfilhamento da cana-de-açúcar, SP81-3250, em função do uso de fertilizante foliar no cobrimento dos toletes no plantio. Utilizaram-se 22 gemas viáveis por metro. O plantio foi manual em 02/02/2016, na Faculdade Dr. Francisco Maeda, Ituverava-SP. Cada parcela constituiu-se por uma linha de cana-de-açúcar espaçada de 1,5m com 26m de comprimento que receberam os tratamentos (aplicação ou não de 500 mL.ha-1 do fertilizante). Aos 29, 66, 79 e 115 dias após plantio realizou-se contagem dos perfilhos. O delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições, em parcelas subdivididas (tratamento principal: uso ou não do produto e secundário: avaliações). Realizou-se análise de variância dos dados e o teste de Tukey 5% para as médias. O fertilizante, aplicado sobre os toletes no sulco de plantio da cana-de-açúcar, aumentou o perfilhamento em relação à testemunha.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).