TRATAMENTO PRÉ-GERMINATIVO EM SEMENTES DE AMENDOIM SUBMETIDAS A DIFERENTES TEMPERATURAS NO TESTE PADRÃO DE GERMINAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1961Resumo
Objetivou-se avaliar, dentre os métodos de condução do teste padrão de germinação, em termos de pré-tratamento e temperatura, a condição que melhor expressasse a germinação das sementes de amendoim. O experimento foi conduzido na Faculdade Dr. Franscico Maeda. Foram usados três lotes comerciais de sementes de mesma classificação por tamanho, cultivar Granoleico. Os lotes foram submetidos ao tratamento pré-germinativo (sementes expostas a 40ºC por sete dias em estufa de circulação de ar) ou não (testemunha) e após realizado a germinação sob três condições de temperatura (25°C, 30°C e 20-30°C). Foram avaliadas a primeira contagem da germinação (protrusão da raiz) e a germinação final (plântula normal). O delineamento foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x3 (2 tratamentos x 3 temperaturas). Conclui-se, que de modo geral, o tratamento pré-germinativo e a temperatura de 25°C foram mais adequados à germinação das sementes. O lote 1 em nenhuma condição avaliada atingiu padrão para comercialização.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).