ANÁLISE COMPARATIVA DE EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE CAFÉ DOS ESTADOS DE MINAS GERAIS E SÃO PAULO ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2017
Palavras-chave:
Coffea. Economia. SacasResumo
O objetivo deste trabalho foi o de mostrar um quadro representativo da produção da cultura do café no país. Tomando por base, números dos últimos sete anos do anuário Agrianual (2018), executando uma análise de eficiência em produção de saca por hectare e outra evolutiva referente a produção de café (grão) e a área colhida dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A pesquisa foi fundamentada no Agrianual do ano de 2018, as consultas se deram na biblioteca da Faculdade Doutor Francisco Maeda (FAFRAM) onde os exemplares estão dispostos para uso acadêmico, as analises foram realizadas num período de 25 dias, entre os meses de julho e setembro. Conclui-se que não houve aumento na área, destinada a cultura cafeeira em ambos os estados, porém mesmo diante desse cenário, tanto Minas quanto São Paulo conseguiram aumentar suas produções utilizando a mesma área.
Referências
Produção Mundial: Produção total dos países exportadores (Julho/2018). CECAFÉ. Disponível em: http://www.cecafe.com.br/dados-estatisticos/producao-mundial/. Acesso em 16 de setembro de 2018.
Compendio de estudos Conab – Volume 2. CONAB. Disponível em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/cafe. Acesso em 25 de agosto de 2018
Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.15, n.1, p.65-91, jan./abr. 1998. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/84107/1/cc15n103.pdf. Acesso em 18 de setembro de 2018.
GOMES, M. F. M.; ROSADO, P. L. Mudança na produtividade dos fatores de produção da cafeicultura nas principais regiões produtoras do Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 43, n. 4, p. 353-378, out/dez 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).